Arquivo da categoria: Livros

Livros de motociclistas escritos em viagem sobre duas rodas ou em triciclos de três rodas.

Livros do MotoTurista Chardô

Chardô, como é conhecido, escreveu 2 livros sobre MotoTurismo:

 

  1. Machu Picchu – Uma aventura de moto à cidade sagrada dos Incas, cruzando os Andes e o Deserto de Aracama
  2. Ushuaia – Uma aventura de moto à Terra do Fogo, cruzando os Andes e a Carretera Austral

  1. Machu Picchu

O livro é o relato de uma viagem de moto iniciada com mais dois motociclistas, que seria um passeio e se transformou em uma aventura. Um antigo sonho de chegar a Machu Picchu, cruzando os Andes e o deserto de Atacama, o mais árido do mundo, por uma das regiões mais inóspitas, o Passo de Sico.

Chardô deixou com sua moto uma cruz no deserto, atravessando de leste a oeste, até o Pacífico, e de norte a sul pelo meio do Atacama, onde também viajou à noite para ver e sentir a deslumbrante natureza do deserto. Passou para o Peru e subiu para leste em direção ao lago navegável mais alto do mundo e o maior da América do Sul, o Titicaca, de onde surgiu a lenda do Império Inca. Entrou na Bolívia rumo a La Paz e retornou ao Peru de balsa, atravessando o Titicaca pelo estreito de Tiquina. Subiu até Cusco onde finalmente visitou Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, onde o mistério se preserva. Numa alteração de roteiro foi surpreendido por uma forte nevasca a 4.450m de altitude, nos Andes, o que lhe causou sérios riscos. Foram 10.500km percorridos de moto passando por Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Uruguai e retornando ao Brasil. A viagem também foi um encontro, como Chardô fala:

  • “Foi uma grande oportunidade de me encontrar e reorganizar internamente, a chance de me compreender melhor. Foi como ter viajado num território sagrado onde as montanhas são catedrais. Acho que encontrei o Caminho de Santiago na América do Sul, com um adicional, o deserto mais árido do mundo como parte desse caminho.”

O livro possui mapa e roteiro detalhado com locais para abastecimento nas regiões menos povoadas, muitas dicas, todos os preparativos e tudo o que é necessário levar na viagem (lista de remédios, alimentos, equipamentos, roupas e documentos), bem como a cotação da moeda nos países percorridos. São 224 páginas com 66 fotos coloridas tiradas no percurso e adesivo da aventura. Exemplar autografado pelo autor, em seu nome ou a quem você deseja presentear.

  • Custo: R$ 36,00, já incluída despesa de envio para o Brasil e o MERCOSUL. Envie seu nome  e endereço completo com CEP para o Chardô ou compre pelo Pag Seguro UOL.

  1. Ushuaia

Novamente em uma viagem solo, Chardô narra sua aventura de motocicleta, agora rumo ao sul do continente sul-americano, Ushuaia.

Foram três saídas do Brasil com o objetivo de concluir, desta vez, o seu sonho de cruzar vários passos na Cordilheira dos Andes, fronteiras entre Chile e Argentina, a Carretera Austral, a Patagônia, a Terra do Fogo e chegar por terra ao ponto final da rodovia que penetra mais ao sul do continente sul-americano.

Na primeira saída, cruzou os Andes pelo passo El Planchón, local próximo de onde caiu o avião com o time uruguaio de rúgbi e que ficou conhecido como “Os sobreviventes dos Andes”. Num encontro inesperado de Chardô com Jakye em frente à casa de praia de Pablo Neruda, voltada para o Pacífico, em Isla Negra, Chile, sua viagem foi abortada. Após longa recuperação física, saiu em busca de sua moto e foi impedido de cruzar os Andes pelo passo de San Francisco, devido à neve.

Novamente na estrada, após um ano, conseguiu cruzar os Andes em vários passos, percorrer a Carretera Austral, no Chile, Ruta 40, na Patagônia argentina, e chegar a Ushuaia, o “fim do mundo” ou o “começo de tudo”. E para tal feito rodou mais de 20 mil quilômetros.

Neste livro Chardô narra, com seu estilo pessoal e agradável, curiosidades dos lugares, situações engraçadas, suas dificuldades, seu encantamento no alto da Cordilheira, dicas, encontros e desencontros para chegar com sua motocicleta ao seu objetivo, a cidade mais austral do continente sul-americano, Ushuaia. Este parágrafo do livro exprime bem a visão de Chardô sobre viagens:

  • "Sempre é bom quando estamos nesta condição em que a vida parece ser feita para tal fim: viajar.

Ah, se todos pudessem fazer o mesmo, o mundo seria um eterno viajar; viajaríamos por todos os países e todos se cumprimentariam. Seria uma eterna troca de lugares, assim como viajamos no cosmos. Obedeceríamos a princípios naturais, assim como é da natureza do universo o eterno deslocamento no espaço, a viagem do sistema solar no éter."

São 226 páginas de pura viagem, mostrando imagens em mais de 70 fotos, mapa e roteiro detalhado, e toda quilometragem diária percorrida. Se você gostou de Machu Picchu, vai adorar ainda mais Ushuaia… E ainda receberá o adesivo da aventura…

  • Custo: R$ 37,00, já incluída despesa de envio para o Brasil e o MERCOSUL. Envie seu nome e endereço completo com CEP para o Chardô ou compre pelo Pag Seguro UOL.