Livros do MotoTurista Chardô

Chardô, como é conhecido, escreveu 2 livros sobre MotoTurismo:

 

  1. Machu Picchu – Uma aventura de moto à cidade sagrada dos Incas, cruzando os Andes e o Deserto de Aracama
  2. Ushuaia – Uma aventura de moto à Terra do Fogo, cruzando os Andes e a Carretera Austral

  1. Machu Picchu

O livro é o relato de uma viagem de moto iniciada com mais dois motociclistas, que seria um passeio e se transformou em uma aventura. Um antigo sonho de chegar a Machu Picchu, cruzando os Andes e o deserto de Atacama, o mais árido do mundo, por uma das regiões mais inóspitas, o Passo de Sico.

Chardô deixou com sua moto uma cruz no deserto, atravessando de leste a oeste, até o Pacífico, e de norte a sul pelo meio do Atacama, onde também viajou à noite para ver e sentir a deslumbrante natureza do deserto. Passou para o Peru e subiu para leste em direção ao lago navegável mais alto do mundo e o maior da América do Sul, o Titicaca, de onde surgiu a lenda do Império Inca. Entrou na Bolívia rumo a La Paz e retornou ao Peru de balsa, atravessando o Titicaca pelo estreito de Tiquina. Subiu até Cusco onde finalmente visitou Machu Picchu, a cidade sagrada dos Incas, onde o mistério se preserva. Numa alteração de roteiro foi surpreendido por uma forte nevasca a 4.450m de altitude, nos Andes, o que lhe causou sérios riscos. Foram 10.500km percorridos de moto passando por Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Uruguai e retornando ao Brasil. A viagem também foi um encontro, como Chardô fala:

  • “Foi uma grande oportunidade de me encontrar e reorganizar internamente, a chance de me compreender melhor. Foi como ter viajado num território sagrado onde as montanhas são catedrais. Acho que encontrei o Caminho de Santiago na América do Sul, com um adicional, o deserto mais árido do mundo como parte desse caminho.”

O livro possui mapa e roteiro detalhado com locais para abastecimento nas regiões menos povoadas, muitas dicas, todos os preparativos e tudo o que é necessário levar na viagem (lista de remédios, alimentos, equipamentos, roupas e documentos), bem como a cotação da moeda nos países percorridos. São 224 páginas com 66 fotos coloridas tiradas no percurso e adesivo da aventura. Exemplar autografado pelo autor, em seu nome ou a quem você deseja presentear.

  • Custo: R$ 36,00, já incluída despesa de envio para o Brasil e o MERCOSUL. Envie seu nome  e endereço completo com CEP para o Chardô ou compre pelo Pag Seguro UOL.

  1. Ushuaia

Novamente em uma viagem solo, Chardô narra sua aventura de motocicleta, agora rumo ao sul do continente sul-americano, Ushuaia.

Foram três saídas do Brasil com o objetivo de concluir, desta vez, o seu sonho de cruzar vários passos na Cordilheira dos Andes, fronteiras entre Chile e Argentina, a Carretera Austral, a Patagônia, a Terra do Fogo e chegar por terra ao ponto final da rodovia que penetra mais ao sul do continente sul-americano.

Na primeira saída, cruzou os Andes pelo passo El Planchón, local próximo de onde caiu o avião com o time uruguaio de rúgbi e que ficou conhecido como “Os sobreviventes dos Andes”. Num encontro inesperado de Chardô com Jakye em frente à casa de praia de Pablo Neruda, voltada para o Pacífico, em Isla Negra, Chile, sua viagem foi abortada. Após longa recuperação física, saiu em busca de sua moto e foi impedido de cruzar os Andes pelo passo de San Francisco, devido à neve.

Novamente na estrada, após um ano, conseguiu cruzar os Andes em vários passos, percorrer a Carretera Austral, no Chile, Ruta 40, na Patagônia argentina, e chegar a Ushuaia, o “fim do mundo” ou o “começo de tudo”. E para tal feito rodou mais de 20 mil quilômetros.

Neste livro Chardô narra, com seu estilo pessoal e agradável, curiosidades dos lugares, situações engraçadas, suas dificuldades, seu encantamento no alto da Cordilheira, dicas, encontros e desencontros para chegar com sua motocicleta ao seu objetivo, a cidade mais austral do continente sul-americano, Ushuaia. Este parágrafo do livro exprime bem a visão de Chardô sobre viagens:

  • "Sempre é bom quando estamos nesta condição em que a vida parece ser feita para tal fim: viajar.

Ah, se todos pudessem fazer o mesmo, o mundo seria um eterno viajar; viajaríamos por todos os países e todos se cumprimentariam. Seria uma eterna troca de lugares, assim como viajamos no cosmos. Obedeceríamos a princípios naturais, assim como é da natureza do universo o eterno deslocamento no espaço, a viagem do sistema solar no éter."

São 226 páginas de pura viagem, mostrando imagens em mais de 70 fotos, mapa e roteiro detalhado, e toda quilometragem diária percorrida. Se você gostou de Machu Picchu, vai adorar ainda mais Ushuaia… E ainda receberá o adesivo da aventura…

  • Custo: R$ 37,00, já incluída despesa de envio para o Brasil e o MERCOSUL. Envie seu nome e endereço completo com CEP para o Chardô ou compre pelo Pag Seguro UOL.

2 ideias sobre “Livros do MotoTurista Chardô”

  1. Realmente, Cícero Paes!
    Aguardo a resenha de seus livros e link para os pedidos de visitantes do blog. Não publico livros, pois podem ter edição esgotada, então, por favor, nos envie os dados bibliográficos pra publicarmos com foto das capas. Atualizarei com “mucho gusto, señor”
    Boas Estradas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *