BIGA | Triciclo para Cadeirantes PNE

No dia do motociclista, 27 de julho de 2011, tive um acidente de moto e quebrei o cotovelo. Fui submetido a cirurgia, meu cotovelo ganhou 2 pinos de platina e um arame de amarração interna. Fotos antes e depois da cirurgia. Agora, com o braço imobilizado e suspenso numa tipoia pendurada no pescoço, não tenho habilidade pra manobrar uma moto até o final do ano. Pensei em testar um triciclo e descobri que em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o  professor de mecânica industrial do SENAI, Oraci Silva da Costa inventou e patenteou o BIGA em 2007. Um triciclo para cadeirantes. E já está lançando o nomvo modelo 2012. As primeiras fotos do novo modelo 2012 sairão aqui no Blog dos MotoTuristas ainda em 2011.

O primeiro triciclo para cadeirante, como surgiu?
“Eu e meu sócio Oraci, gostamos de moto, meu sócio fez o desenho, fizemos um protótipo e o tricilo foi melhorando, até chegar ao que é hoje”, conta o advogado Paulo Tadeu de Barros Mainardi Nagata, sobre o professor de mecânica industrial do Senai, em Mato Grosso do Sul, por 35 anos Oraci Silva da Costa.
Depois, homologaram no DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, registrando como triciclo Biga. Utilizaram o sistema de freio, sinalização, iluminação, suspensão exigidos por lei. Montaram a fábrica, e usam como forncedor de peças a Honda Biz e Honda Titan. A ignição ou partida é elétrica e o motor, a gasolina. O projeto do triciclo para PNE tem tecnologia de Mecânica Automotiva, Mecânica Motocicleta, Mecânica Geral, Tornearia, Soldas e Conhecimentos de Física em Resistência de Materiais. Aliás, para evitar o recurso do empurraozinho, o sistema de marchas tem até marcha a ré.

Usando o triciclo BIGA:
O cadeirante sentado na cadeira de rodas, sobe a rampa traseira do triciclo, aciona os dois parafusos de segurança que prendem a cadeira ao BIGA, colocado o capacete, é só dar a partida elétrica com a chave e o botão, já o assento é sua própria cadeira de rodas e como demonstra o vídeo abaixo: 

Quer saber mais? Comente abaixo e Oraci responderá pessoalmente.

28 ideias sobre “BIGA | Triciclo para Cadeirantes PNE”

  1. Inrformo aos leitores que este triciclo BIGA , do vídeo acima, é o primeiro protótipo confeccionado em 2007. O triciclo BIGA, a partir deste protótipo, passou por várias modificações, estando hoje no seu terceiro modelo. Estamos finalizando o modelo 2012. Em breve estaremos disponibilizando fotos.

  2. Boa tarde, gostaria de saber quais as opçoes de cores do modelo 2012 e quais as novidades que esse modelo traz.

  3. Sr, Oraci,
    primeiramente quero lhe parabenizar pela iniciativa, sou cadeirante e rodo aqui na minha região mais de 30 quilometros dia assim e dia não e as vezes todos os dias, por isso um triciclo desse atenderia minhas necessidades, mas também tenho idéias mais audaciosas quero viajar para longe por isso gostaria de saber qual o motor usado? Se é compativel para longas viajens? e o valor ?
    Favor me passar seu telefone convencional para eu fazer contato, no aguardo da sua resposta agradeço
    Gaspar Poeta

  4. Sou corretor de imóveis pela Abyara BRBrokers, há um lançamento de um prédio residencial em Santos-SP a uma quadra da praia com algumas unidades de 71 m² projetadas p/ cadeirantes e PNE(s).

    Alguns detalhes: janelas e terraço amplos e rebaixados, pos. automação iluminação e persianas; sist. touch screen no hall e sub solo; acessos a todas as áreas lazer e salões c/ ban. especiais; área apto sem colunas ou vigas p/ lay out conf. desejo cliente etc; permitindo sua autonomia . Acesso linear até calçada da praia junto a areia. Ótimo p/ férias ou moradia. Caso V.S. sugira clientes p/ estes imóveis, reservarei R$ 2.100 ,da minha comissão  p/ compra de algum produto seu ou outro p/ presentear o cliente. Caso V.S. concorde, remeterei planta do apto, tabela e desenhos do produto; sem compromisso. atenciosamente, 

    Paulo Giannocco – corretor – CRECI 110.573 – SP – 13 – 9700-6262
    Av. Bartolomeu de Gusmão, 33 – apto 505 Santos – SP – Boqueirão – CEP 01145-400

  5. Parabéns pelo projeto BIGA, com certeza será muito útil e de grande valia para esse público tão esquecido e desrespeitado.
    SIGAM  EM  FRENTE, REALIZANDO O SONHO DE MUITOS AMANTES PELAS DUAS RODAS MOTORIZADA (MOTOCICLETA) E QUE HOJE NÃO MAIS PODEM CONDUZI-LAS.

    MANO BARRETO, BAHIA, COYOTES DO RECÔNCAVO MOTO ESTRADA

  6. Boa tarde, Resido em  Minas Gerais  na cidade de Muriaé e numa comunidade muito simples(bairro São José- Vulgo Patrimônio São José) temos uma pessoa muito querida que nos cativa com sua alegria e humor, mais o que mais nos entristece e vê-lo confinado a quatro paredes,tem somente contato com o mundo exterior através da internet.O sonho dele e de todos que aqui residem é um meio de transporte na qual ele possa se locomover utilizando a sua própria cadeira de rodas, pois segundo ele daria uma certa autonomia, sem depender sempre da boa vontade das outras pessoas.
    pesquisando a internet  localizei um moto na qual este sonho poderá ser realizado. mais para isso dependo da ajuda da vossa empresa.
    espero que entrem em contato comigo, estou aguardando ansiosa.
    Contato Maria da Penha  32-3721-9266.

  7. Me mande o contato, pois eu tinha o mesmo e perdi, esse é meu novo e-mail ([email protected])
    Vou comprar minha BIGA

  8. Gostaria de saber o preço da BIGA, pois sou caderante e tenho cadeira motorizada e uso para trabalhar e com a BIGA fica bem mas fácil, desde já agradeço, um abraço

  9. Não mecho com as mãos, será que tem como colocar o freio em alavanca na lateral, para empurrar com a mao, acelerar acho que consigo mas frear, e quanto custa a Triciclo BIGA ara cadeirantes? Voces fazem com o cartão BNDS?
    Fico no aguardo.
    Fernando Brum

  10. É, acidentes acontecem e só acontecem pra quem anda de moto, carro, bicicleta etc, só tem historia pra contar quem viaja de moto, mas com relação ao seu acidente, calma o final do ano já chega, aí vais pilotar numa boa, e só lembrando dia 27/07 é dia do motociclista e meu aniversário, nasci para ser motociclista hehehehe.
    Vai firme, amigo, não desista, já já vais pilotar outra vez…
    Elson Antonio Gehlen

  11. Gostaria de saber mais detalhes do BIGA, triciclo para cadeirantes: preço, se tem financiamento, entrega e qual velocidade máxima; consumo e manutenção, dede já agradeço.
    Qual o preço para entrega, se consigo financiamento Moro em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.
    Fernando Bueno

  12. Sou de Parantinga, Mato Grosso, fiquei muito interessada, porém, fui ao Banco do Brasil fazer o financiamento, me disseram que devido eu ganhar um salário mínimo, não tem como fazer o financiamento mais do que três mil reais. Mas enfim, gostaria de saber se o senhor souber alguém que queira revender um usado em prestações, que eu possa comprar ou de alguém que queira doar um, se essa pessoa quiser doar, eu pago frete, moro longe, desde ja agradeco!

  13. boa Tarde fabricante de triciclos! Estou precisando entrar em contato c/ sr. Qual o melhor horario para te encontrar no celular?
    Poderia retornar por e-mail ou pelo celular da TIM? (041) 9753-1956

  14. Amigo, gostaria de saber o preço e quais as facilidades de comprar o triciclo BIGA. Gostaria de saber um site onde vende o triciclo para cadeirantes e deficientes PNE.

  15. Gostaria de ser informado das características e do preço do triciclo para cadeirante PNE: BIGA e se pode ser financiado por alguma instituição financeira ou banco.
    José Faustino Rocha

  16. Mais uma vez, como cidadão e como motociclista, parabenizo toda a equipe pelo grande projeto voltado para os amantes da motocicleta e para aqueles portadores de necessidades especiais que necessitam de locomoção em seu dia a dia. Parabéns aos Moto Turistas!!

    Presidente do MC Coyotes do Recôncavo M.E.
    Blog Moto Estrada: http://mccoyotesdoreconcavo.blogspot.com.br
    Ilha de Itaparica – Bahia – Brasil

  17. Qual é o valor deste triciclo BIGA para motociclista cadeirante e as formas de pagamento ou financiamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *